O mundo da pastelaria oferece um universo de sabores que vai desde as receitas mais tradicionais, passadas de geração em geração, até às criações mais arrojadas e contemporâneas. Hoje, propomos uma viagem por estes dois mundos: começamos com um clássico intemporal da doçaria portuguesa, o Bolo de Claras com Laranja, e terminamos com uma sobremesa internacional e sofisticada, o Paris-Brest com Pudim de Banana. Duas propostas distintas, perfeitas para diferentes ocasiões e níveis de perícia na cozinha.
Um Clássico Português: Bolo de Claras com Laranja
Este bolo é um verdadeiro clássico, conhecido pela sua textura incrivelmente fofa e leve, sendo uma excelente forma de aproveitar claras de ovo. É uma receita simples, rápida e que agrada a todos, ideal para um lanche de fim de semana ou para acompanhar um chá.
Ingredientes e Preparação
Para esta receita, que rende aproximadamente 8 porções, os ingredientes são simples e tradicionais. Irá precisar de 125 g de manteiga à temperatura ambiente, 250 g de açúcar, 190 g de farinha de trigo, uma colher de chá de fermento em pó, o sumo de uma laranja e, claro, 8 claras de ovo.
A preparação começa por bater a manteiga juntamente com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e homogéneo. De seguida, adicione a farinha, o fermento e o sumo de laranja, envolvendo tudo muito bem. Numa tigela à parte, bata as claras em castelo bem firme. Por fim, envolva delicadamente as claras em castelo no preparado anterior, com movimentos suaves de baixo para cima para não perder o ar. Verta a massa numa forma previamente untada com margarina e polvilhada com farinha. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia limpo.
Uma Aventura Culinária: O Paris-Brest com Pudim de Banana
Para os pasteleiros mais aventureiros, apresentamos uma receita complexa e recompensadora, inspirada na alta pastelaria. O Paris-Brest, um clássico francês feito com massa choux, é aqui reinventado com um recheio cremoso de pudim de banana e nozes-pecã caramelizadas. Esta sobremesa, com um tempo total de preparação de cerca de 3 horas, serve 12 pessoas e promete ser o centro das atenções em qualquer celebração.
O Creme de Banana Infundido
O segredo deste recheio está no sabor intenso a banana, obtido através de um processo de infusão. Comece por juntar num tacho médio 2 ½ chávenas (cerca de 600 ml) de leite gordo, 4 colheres de sopa de manteiga sem sal, 1 colher de sopa de extrato de baunilha e 1 ½ colher de chá de sal kosher. Descasque 4 bananas médias bem maduras e reserve a polpa no frigorífico. Adicione as cascas de banana, cortadas em pedaços, ao tacho com o leite. Leve a lume alto até começar a ferver, reduza para lume brando e deixe infundir por exatamente 10 minutos.
Enquanto o leite infunde, numa tigela grande, bata vigorosamente 5 gemas de ovo com ½ chávena (100 g) de açúcar e ¼ de chávena (32 g) de amido de milho, até a mistura ficar pálida e fofa. Coe o leite quente sobre a mistura de gemas, descartando as cascas de banana. Transfira o preparado de volta para o tacho e cozinhe em lume médio-baixo, mexendo constantemente, até engrossar e atingir a consistência de um puré espesso, o que levará entre 5 a 8 minutos. Verta o creme para uma tigela, cubra com película aderente diretamente sobre a superfície para não criar crosta e leve ao frigorífico por pelo menos 2 horas. Este creme pode ser preparado com um dia de antecedência.
As Nozes-Pecã Caramelizadas
Estas nozes dão o toque crocante à sobremesa. Pré-aqueça o forno a 175°C e posicione uma grelha a meio. Numa tigela, bata vigorosamente uma clara de ovo. Junte 3 chávenas de nozes-pecã cruas, ½ chávena (100 g) de açúcar granulado, ½ chávena (100 g) de açúcar mascavado claro e 2 colheres de chá de sal kosher. Misture bem para cobrir todas as nozes.
A Massa Choux e a Montagem Final
A base do Paris-Brest é a delicada massa choux. Para a preparar, irá precisar de ½ chávena (115 g) de manteiga sem sal, 1 colher de sopa de açúcar, 1 ½ colher de chá de sal kosher, 1 chávena (125 g) de farinha de trigo e 3 ovos grandes. Para a montagem, necessitará ainda de 1 chávena (240 ml) de natas gordas para bater e açúcar em pó para decorar. Para a montagem, será necessário um saco de pasteleiro com um bico grande em forma de estrela. A técnica de preparação da massa choux e a sua cozedura são cruciais para o sucesso da receita, seguindo-se a montagem do doce, onde o creme de banana, as natas batidas e as nozes caramelizadas se unem para criar uma sobremesa verdadeiramente memorável.